Estrutura do açude de Pedra Branca corre risco de colapso e população é orientada a se abrigar em ginásio. Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

06/04/2023

Devido ao risco do arrombamento de uma barragem e do açude do Povo, moradores de Pedra Branca, no Sertão Central cearense, foram orientados na noite desta quarta-feira, 5, pelo prefeito Matheus Gois (PSD), a deixarem suas casas e se abrigarem em locais seguros. A medida preventiva se deu após as fortes chuvas que caíram no Município. O pedido do prefeito foi publicado por meio de suas redes sociais.

Conforme publicação de Matheus Gois, o alerta de evacuação destina-se principalmente aos moradores da Rua da Muriçoca e aos que residem nas proximidades do açude do Povo, que corre risco de arrombamento. “Fica o alerta para quem puder sair de casa, quem tiver para onde ir, que saiam desses locais”, disse. A medida visa evitar uma tragédia em efeito cascata, já que, segundo o gestor municipal, “não se sabe ao certo o volume de água que tem esse açude”.


Entre as medidas de assistência disponibilizadas pela Prefeitura de Pedra Branca, está à disposição do Ginásio João Flor, ainda na noite desta quarta-feira, para abrigar os moradores que não têm para onde ir. Foram viabilizados pela Prefeitura 70 colchonetes para as famílias desabrigadas. O Município decretou também estado de emergência em decorrência dos estrados causados pelas chuvas de março e do início de abril.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a cidade de Pedra Branca registrou 261.5 mm durante o mês de março, um desvio positivo de 64.7% em relação à normal para o período (158.8 mm). A Defesa Civil do Município segue fazendo vistorias nos pontos mais críticos e alertando os moradores dos perigos. Em caso de enchentes, alagamentos, desmoronamentos ou outras tragédias relacionadas às chuvas, a população pode acionar o órgão por meio do telefone (88) 99941.3216.

Fonte: Jornal Opinião CE

Post a Comment