Por Redação Gazeta do Cariri

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizou a reativação do maior poço profundo do estado, localizado na Serra dos Carneiros, na Chapada do Araripe. Após uma ocorrência operacional no equipamento submerso responsável pela captação de água no local, a companhia fez a substituição da bomba motora do poço conhecido como PP05, que possui 750 metros de profundidade. Dessa forma, a empresa conseguiu garantir o abastecimento contínuo para cerca de 60 mil habitantes nas cidades de Campos Sales, Salitre e Araripe, na região do Cariri.

Além desses municípios, mais 18 comunidades rurais da região sul do estado, que têm como única fonte de abastecimento o poço PP05, também foram beneficiadas com o serviço executado pela Cagece. De acordo com Arilete Barros, coordenadora de Operação Industrial da companhia, a reativação do poço profundo é considerada uma megaoperação que contou com uma equipe de 50 colaboradores.

“A retirada do antigo equipamento de bombeamento e instalação da nova bomba foi feita com o auxílio de um guindaste para garantir a segurança das equipes, pois todo o conjunto a ser instalado dentro do poço pesa em torno de 25 toneladas. A equipe da Cagece na Unidade de Negócio Bacia do Alto Jaguaribe já tem expertise nessa operação e deu tudo certo”, afirma.

A nova bomba foi instalada a 430 metros de profundidade no poço PP05. Sua vazão atualmente é de 90 m³/h, sendo esta dividida para as três cidades e as comunidades rurais interligadas ao sistema por uma adutora de 90 km de extensão. A distribuição da água dessa fonte de captação foi iniciada na última semana e o equilíbrio total do sistema aconteceu no domingo (21 de maio de 2023).

Post a Comment