Na última terça-feira (16 de maio de 2023), durante a sessão da Câmara Municipal do Crato, o ex-deputado estadual e vereador Pedro Lobo (PT) cobrou a reforma e a reabertura de vários equipamentos importantes para promoção da cultura do município.

Os dois museus, o Histórico J. de Figueiredo Filho e o de Arte Vicente Leite, localizados em um prédio secular e já tombado, na Rua Senador Pompeu com Praça da Sé, no centro da cidade, estão fechados.


O teatro Salviano Arraes Saraiva, onde já funcionou o Cine Moderno, localizado no Calçadão da Rua José de Alencar com Rua José Carvalho - Centro, também está fechado, há quase dez anos.

O Centro Cultural do Araripe - Largo da RFFSA, ao lado da Praça Francisco Sá (Cristo Rei) - Centro, onde estão inseridos dois prédios de arquitetura histórica, precisa de uma reforma em sua área urbana, para receber eventos culturais, além de ser uma boa alternativa para caminhadas, entre outras práticas esportivas e recreativas.


Diante do quadro, que contradiz o título de terra da cultura, como recebeu e sempre foi considerada a cidade do Crato, Pedro Lobo, juntamente com outros vereadores, acompanhados do secretário municipal de Cultura, Amadeu de Freitas, fez uma visita às instalações do teatro Salviano Saraiva e constatou as precárias condições, onde terá que passar por uma reforma completa em sua estrutura física, como também a aquisição de novos móveis e equipamentos técnicos que compõem a caixa cénica, iluminação e som.


"A administração municipal, através do prefeito Zé Aílton Brasil, e a câmara de vereadores terão que trabalhar juntos aos governos Federal e Estadual, bem como aos deputados, para captar recursos que possibilitem reformar e reestruturar esses equipamentos, para o bom uso da sociedade cratense, principalmente do segmento artístico-cultural", comentou Pedro Lobo. "O Crato é uma referência cultural para o Ceará e até para o Nordeste, por isso não pode ficar com seus museus, teatro e espaço de eventos e vivência desativados", ressaltou Pedro. 

O secretário Amadeu de Freitas disse que um novo processo de licitação para reforma dos museus e do centro cultural estão sendo preparados. Quanto ao teatro Salviano Arraes Saraiva, terá que ser feito um novo projeto e captação de recursos.

Post a Comment