16/05/2023

Durante os meses de maio e junho, grupos de contação de histórias levarão arte, fantasia e diversão a espaços públicos e de cultura das cidades do Crato e de Nova Olinda, por meio da Unidade Sesc Crato. As ações – seis no total – são inteiramente gratuitas e concretizadas em parceria com a Fundação Casa Grande e a Prefeitura Municipal do Crato.

A Praça da Sé do Crato vai receber quatro dessas performances. Neste equipamento, sempre que houver apresentação, será disponibilizado o Espaço Biblioteca Itinerante para os espectadores. O primeiro espetáculo ocorre nesta sexta-feira, 19, com o Grupo Maleta de Histórias e seu trabalho “Memórias de um Baobá”. Em 02/06, o Grupo Cia. Luz do Conto exibe seu trabalho “Varal de contos”. O mesmo local sediará ainda a apresentação da Cia Arretados de Teatro, com a encenação “O rei analfabeto no reino da gramática”, no dia 16/06, e o Grupo Cia. Luz do Conto volta à praça com o trabalho “Contos Nordestinos” em 30/06.

Outro município que vai receber a iniciativa da Unidade Sesc Crato é o de Nova Olinda, sempre no Teatro Violeta Arraes, da Fundação Casa Grande. Em 23/05, destaque para a encenação intitulada “Roda de Contos Tradicionais”, do Grupo Cia Luz do Conto. Uma semana depois, em 30/05, o mesmo palco recebe o Grupo Maleta de Histórias e o seu “Histórias dali, contos do mundo”. Nestes dois dias, estarão na plateia alunos de escolas públicas da cidade caririense.

Serviço:
Contação de Histórias da Unidade Crato

No Crato
Local: Praça da Sé
19/05
18h – Grupo Maleta de Histórias: “Memórias de um Baobá” + Espaço Biblioteca Itinerante 

02/06
18h – Grupo Cia. Luz do Conto: “Varal de contos” + Espaço Biblioteca Itinerante

16/06
18h – Grupo Cia. Arretados de Teatro: “O rei analfabeto no reino da gramática” + Espaço Biblioteca Itinerante

30/06
18h – Grupo Cia. Luz do Conto: “Contos Nordestinos” + Espaço Biblioteca Itinerante

Em Nova Olinda
Local: Teatro Violeta Arraes, da Fundação Casa Grande
23/05
9h – Grupo Cia Luz do Conto: “Roda de Contos Tradicionais”

30/05
15h – Grupo Maleta de Histórias: “Histórias dali, contos do mundo”

Breves sinopses:
“Memórias de um Baobá” – Traz uma criação pautada pela ancestralidade, que põe em foco a presença de lendas e histórias africanas.

“Varal de contos” – Objetos são pendurados no varal que é feito com bambu, cordão de rede e barbante. Os elementos (bonecos, livros e cordéis, entre outros) pendurados por pregadores de madeira são retirados e a partir deles são narradas várias histórias.

“O rei analfabeto no reino da gramática” – Um rei muito louco, um príncipe muito inteligente e um Frei vocabular faminto por palavras estão envolvidos nesta fantástica história. 

“Contos Nordestinos” – Histórias e músicas populares de nossa região, todas de domínio público, com cantigas acompanhadas de violão, percussão (zabumba, triângulo, pandeiro) e teatro de mamulengos. 

“Roda de Contos Tradicionais” – A magia dos contos populares, transportados das calçadas, praças, ruas e feiras direto para o palco do Teatro Violeta Arraes. A roda gira e em cada rodada um novo conto pela voz de um contador diferente.

“Histórias dali, contos do mundo” – Reúne duas fábulas que, tendo no imaginário o continente africano, falam sobre os saberes dos seres viventes, o convívio em sociedade e o respeito aos ciclos da vida.

Post a Comment