A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, realizou na noite desta quinta-feira, 1° de junho, o lançamento oficial do Juaforró 2023. O evento foi realizado no Núcleo de Arte Educação e Cultura Marcus Jussier, sede da SECULT.

De 15 a 30 de junho próximo, Juazeiro do Norte será palco de uma das maiores festas populares, que busca celebrar e preservar as tradições e o folclore da região do Cariri, com uma programação diversificada e abrangente. Assim como na última edição, o Juaforró irá ocorrer em três momentos: shows musicais, festival de quadrilhas e forró no sítio.

Os shows, no Parque de Eventos Padre Cícero, serão realizados de 21 a 25 de junho, com atrações musicais nacionais, regionais e locais. A gestão municipal permanece com o intuito de resgatar e enaltecer a tradição dos festejos juninos em Juazeiro e isso se dará através da Cidade Cenográfica, o tradicional Palhoção, com forró pé de serra, parque de diversões e praça de alimentação.

Confira a programação completa:

Quarta-feira - 21 de junho: Toca do Vale, Jonatha e Cristiano, Simone Vox, Manuka e Ingrid Loyanne;

Quinta-feira - 22 de junho: Lagosta Bronzeada , Chicão dos Teclados, Luiz Fidelis, Joquinha Gonzaga, Khrystal e Henrique Farra;

Sexta-feira - 23 de junho: Nildinha, Forró de Front e Léo Gordim, Leonardo de Luna, John John e Jota Farias;

Sábado - 24 de junho: Bonde do Brasil, Anderson e Véi da pisadinha, Luanzinho, Davi Martins e Cícero do Assaré.

Domingo - 25 de junho: Léo Magalhães, Baby Som, Erika Diniz, Ana Paula Nogueira e Ranier e Os Cabras de Lampião.

A Cidade Cenográfica acontecerá no Parque de Eventos Padre Cícero e remontará a arquitetura antiga de um vilarejo que trará personagens importantes do Juazeiro antigo, uma atração para a família, um espaço ideal para fotos. O Terreiro Cultural irá contemplar grupos de maneiro pau, coco e banda cabaçal, dentre outros.

O Festival Municipal de Quadrilhas acontecerá no Poliesportivo, de 16 a 18 de junho, e terá uma programação composta por apresentações de 20 Quadrilhas Juninas de Juazeiro do Norte, em formato competitivo, nas categorias adulto e infantil.

O Juaforró na Zona Rural acontecerá, nos dias 28 a 30 de junho, e contará com a programação de bandas locais, grupos juninos parafolclóricos e barraquinhas de comidas típicas. O evento será realizado em três comunidades rurais: Sítio Carás do Umari, Sítio São Gonçalo e Palmeirinha.

Em 2022, não foi registrada nenhuma ocorrência policial. Os aparatos de segurança foram reforçados e, em 2023, como destaca o 1° Tenente Oliveira, Sub-Comandante do 2° Batalhão de Juazeiro do Norte, o evento contará com mais de 400 homens do efetivo policial, distribuídos durante todas as ações do evento, principalmente nos cinco dias de festas no Parque de Eventos Padre Cícero.

Na solenidade de lançamento do Juaforró 2023, o prefeito Glêdson Bezerra falou da importância de manter viva a cultura juazeirense, pertencimento da cidade e do seu povo. Também destacou a importância do evento, que aquece o comércio local, além da geração de emprego e renda para centenas de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com os festejos.

O Secretário de Cultura, Vandinho Pereira, fez os agradecimentos aos parceiros do evento, e informou que estarão presentes mais de 100 artistas locais, entre grupos e bandas. "O Juaforró é um grande evento de cultura popular, fomento das artes e valorização dos artistas", reiterou o titular da Cultura.

Também participaram da solenidade a primeira-dama Sandrinha Cavalcante, os vereadores Rafael Cearense, Beto Primo e Ednaldo Moura, representando o Legislativo juazeirense; imprensa e artistas da terra, que irão se apresentar nesta edição do Juaforró.

Post a Comment