07/07/2023

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, passou para o nível de classificação Porte 3. Isso significa que, em breve, a unidade passará a funcionar 24h, com atendimentos de urgência emergência, nos mesmos moldes de funcionamento da UPA do bairro Limoeiro.

A mudança foi aprovada no fim de junho pela Comissão de Intergestores Bipartite do Ceará (CIB/CE). Com a nova classificação, a unidade está habilitada a receber recursos federais para ampliar a capacidade de atendimento, além da possibilidade de contratação de um maior número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A unidade ainda é mantida com recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS). A secretária municipal de Saúde, Francimones Albuquerque, disse ao Miséria que o novo modelo de funcionamento será implantado após o recebimento dos repasses federais.

“Nós pleiteamos junto ao Estado e ao Ministério da Saúde para que possamos receber como Unidade de Pronto Atendimento. Recebemos a resolução autorizando o financiamento. Agora, o município só aguarda o financiamento para que a gente possa dar o funcionamento devido como UPA 24h”, explica.

O prefeito Glêdson Bezerra, por sua vez, comemorou a aprovação. Para ele, a nova unidade deve desafogar a UPA do Limoeiro. “Diante da população que temos, apenas uma UPA não satisfaz a demanda. Agora, teremos mais uma UPA à disposição, sendo financiada com recursos compartilhados entre União, Estado e Município”, disse o gestor.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment