08/08/2023
Pincéis, lápis, maquiagem e o elemento principal: a criatividade sem limites. É assim que o cratense David Bertassi desenvolve seus trabalhos, que têm ganhado cada vez mais admiradores. No TikTok, já são mais de quatro milhões e meio de seguidores e, no Instagram, cerca de 64 mil. O reconhecimento não é à toa: através de seu talento, ele consegue realizar verdadeiras transformações e homenageia de personagens da cultura geek a figuras e monumentos regionais.
De passagem pela terra natal, as mais recentes homenagens de David, que é influenciador do jogo Free Fire, foram voltadas ao Cariri, a exemplo de desenhos e maquiagens da Igreja da Sé e da estátua de Nossa Senhora de Fátima, em Crato; do Padre Cícero, fundador de Juazeiro; da Beata Benigna Cardoso, de Santana do Cariri, que está em processo de canonização; de Santo Antônio, de Barbalha; e do soldadinho do Araripe, ave endêmica da Chapada do Araripe.
“A ideia de homenagear a minha terra natal surgiu quando eu percebi que eu precisava mostrar mais de onde eu vim, a minha originalidade, a minha cultura, que eu tinha milhares de seguidores, mas ninguém conhecia do lugar incrível de onde eu vim”, conta Bertassi, ao dizer que vê o processo como gratificante. “Eu vou continuar mostrando o Crato e o Cariri para o mundo todo”, afirma.
David nasceu em Crato e morou por um tempo, durante a infância, na Serra do Quincuncá, conhecida como Araticum, distrito de Farias Brito. Ele morava com a avó materna, mãe e tios. Lá, terminou o ensino fundamental e, ao retornar para o Crato, morou com pai e os avós paternos. Como sempre fora ligado às artes, quando criança participou de grupos de teatro, dança, desenhos, concursos e outros projetos. “Sempre tive o sonho de ser ator, por isso fui fazer teatro”, comenta, ao citar que iniciou Teatro na Universidade Regional do Cariri (Urca) e foi para São Paulo para fazer um teste na SP Escola de Teatro.
O momento que ele percebeu o talento pela maquiagem ocorreu de forma espontânea. Autodidata, ele nunca chegou a fazer um curso sobre a arte. “Quando me mudei para São Paulo, eu comecei a usar uma rede social que se chamava Musical.ly, atual TikTok Na época que entrei, estava acontecendo um concurso onde tinham várias categorias, inclusive a de maquiagem. E lá, olhando os vídeos, vi que tinha algumas pessoas fazendo maquiagem artística, e eu me lembrei que, quando eu estudava no Colégio Liceu, eu maquiei um monte de colegas de zumbi pra fazer uma apresentação do Michael Jackson em um festival que tinha no colégio”, relembra.
Mesmo sem o material adequado, Bertassi aceitou o desafio. Tinta de tecido, para artesanato e até esmalte foram utilizados. “Fiz o vídeo sem técnica alguma e, por incrível que pareça, o vídeo deu bom! Fui selecionado para outras etapas do concurso e fui tomando gosto e criando outras makes que via na internet. Passei para a final do concurso com vários influenciadores super conhecidos, atpe que eu ganhei o concurso junto com minha equipe. A premiação foi uma viagem para Los Angeles”, conta o maquiador, mencionando que, a partir daí, começou a ter reconhecimento dentro da plataforma e investir em materiais e equipamentos próprios para essa área. “E foi aí que eu resolvi mostrar para o mundo o meu talento e sempre buscando se aperfeiçoar e evoluir na minha categoria”, conta.
Para fazer uma maquiagem, David leva cerca de cinco horas. Quando há algum acessório que necessite ser confeccionado, o tempo é ainda maior. “Antes da make tem todo um processo por trás, como conseguir o material que preciso para ela, seja peruca, chapéu, óculos ou procurar a música correta para o vídeo, a edição... Tudo conta”, destaca o cratense. Até agora, a make mais demorada foi a última em homenagem ao Crato, que demorou dez horas. “Gosto de fazer coisas desafiadoras que chamem realmente a atenção das pessoas. Não me limito nunca”, relata, ao dizer que faz praticamente tudo sozinho e que, às vezes, pede ajuda ao melhor amigo, como na confecção de algum objeto ou cenário ou em gravação ao ar livre. “Quando vou ter que criar algo do zero, eu pego referências do lugar, músicas, cultura, pontos turísticos, e tento usar tudo a favor. Eu sempre faço um rascunho antes de como acho que quero a maquiagem para eu me basear quando for fazer o vídeo”.
Como cita o artista, enxergar a evolução no trabalho é gratificante, assim como é também ver as pessoas assistindo a arte que produz, compartilhando com outras pessoas, dizendo que tem orgulho dele e que ama e acha incrível a arte. Além disso, ele completa: “é gratificante ver minha família sempre me apoiando e me ver crescendo com meu trabalho, tendo orgulho de mim; é gratificante saber que eu saí da minha terra natal e conquistei muitas coisas lá fora, que trouxe mais reconhecimento para meu lugar, que ajudei a fazer com que mais pessoas soubessem de onde eu vim; são gratificantes as conquistas que eu venho conquistando ao longo da minha carreira, grandes parcerias, reconhecido por marcas internacionais, sendo premiado pelo meu trabalho, indicado em uma premiação grande que foi o TikTok Awards em meio a um monte de gente talentosa e ver que esse cratense estava ali, no meio daquele tantão de gente fazendo a diferença; é gratificante hoje eu conseguir viver da minha própria arte e conquistar tudo que eu quiser. Só tenho a agradecer a Deus por tudo!”.
Os planos para o futuro incluem retornar ao Crato depois de oito anos distante e morar nela novamente, assim como fazer com que mais pessoas do Nordeste conheçam o trabalho que desenvolve. Ele planeja, ainda, abrir um negócio voltando para a área de maquiagem e jogos na cidade natal para que mais pessoas tenham acesso a materiais de qualidade, com um valor acessível. “Pretendo criar minha própria marca um dia e ainda ser muito conhecido no mundo todo, levando sempre o nome Crato e minha originalidade comigo aonde quer que eu vá. Então, se vocês querem continuar a ver essa minha trajetória peço que continuem me acompanhando nas redes sociais e meu muito obrigado!”, finaliza David Bertassi.
Fonte: Jornal do Cariri
Postar um comentário