A Escola de Arte e Cultura- Eco Marias do Sertão, realiza a festa de finalização da segunda etapa das suas atividades de 2023, apresentando os resultados das oficinas realizadas durante o ano. O evento acontecerá no dia 23 de dezembro, às 15h, na sede do Ponto de Cultura ABC VATÁ, cuja sucursal está localizada em Porteiras, no Cariri. A culminância é totalmente gratuita e aberta a todos os públicos.
A gestora da escola, Valéria Pinheiro, fala sobre o encerramento do projeto que está sendo desenvolvido desde 2021, viabilizado pelo II Edital Cultura e Infância e depois pelo II Edital Escolas Livres da Cultura, editais da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, ‘ao longo do segundo semestre, os estudantes da rede pública e do Quilombo de Souza participaram das oficinas, criando uma interação bacana entre as crianças e adolescentes. Encerramos o projeto por meio do edital, mas, seguimos com os trabalhos voluntários voltados para comunidade com o intuito de fortalecer a educação, cultura e saúde.’
Os resultados apresentados serão das oficinas de canto com a professora Lia Veras, de fotografia e audiovisual com o professor Marcelo Paes e do corpo brincante com a professora Valéria Pinheiro. As atividades tinham como público-alvo estudantes da rede pública de ensino e do Quilombo de Souza.
Sobre a Escola de Arte e Cultura- Eco Marias do Sertão
A Escola é um dos projetos desenvolvidos pela Cia Vatá, que tem como objetivo integrar diversos públicos e faixas etárias por meio de iniciativas educacionais. Desde 2006, a Cia Vatá oferece gratuitamente oficinas de dança, percussão, música, audiovisual e artes circenses para as comunidades onde está inserida, em parceria com o poder público. A Escola de Artes e Cultura Eco Marias do Sertão, traz em seu projeto aulas de dança, audiovisual, música percussiva do nordeste, lutheria e conscientização corporal para mulheres maduras. Com um corpo docente cuidadosamente selecionado, oferecem aulas semanais com um programa estendido por 14 meses, incluindo um "Laboratório de Criação Assistida" e uma "Mostra Autoral de Artes Integradas". O objetivo é atender 80 alunos/ano, proporcionando uma experiência enriquecedora nas zonas rurais onde estão localizados.
Fonte: Jornal do Cariri
Postar um comentário