FOTO: Marciel Bezerra

22/01/2024

O Ceará e parte da região Nordeste devem receber chuvas volumosas até a próxima sexta-feira (26), conforme informativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os volumes de chuva podem ter acumulados superiores a 100 milímetros (mm) no período. As chuvas mais expressivas devem se concentrar nos estados do Ceará, Bahia e Piauí.

“Isso acontecerá porque alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano, contribuirão para a ocorrência dessas pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento”, aponta o Inmet.

Apesar da possibilidade de causar transtornos, a chuva intensa será responsável também por mudar o cenário quente e seco registrado ao longo dos últimos dias, especialmente nas regiões mais semiáridas. “A chuva ainda vai colaborar para o aumento da umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água”, apontou o instituto. O Inmet, órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), monitora a situação e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais. 

FUNCEME

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará registrou chuvas em pelo menos 14 cidades entre domingo (21) e esta segunda-feira (22), mas com volumes reduzidos. Os destaques são Santa Quitéria (16 mm), Iracema (7 mm), Potiretama (6 mm), Crateús (5 mm) e Massapê (4 mm). Para esta segunda, a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões, com chuva isolada no sul do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e no Litoral Norte. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva. A situação deve se manter até quarta-feira (24).

Conforme a Fundação Cearense, as temperaturas mínimas devem variar entre 19°C e 24°C nas regiões serranas do Maciço de Baturité, na Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Por outro lado, em áreas do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e no Cariri as temperaturas máximas devem alcançar os 38°C no período da tarde.

Fonte: Opinião CE

Post a Comment