Começam nesta quinta-feira (15 de fevereiro de 2024) as inscrições para a “Formação em Museus“, que será realizada nos municípios de Crato, Pacoti, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Fortaleza. O curso será promovido pela Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e pelo Sistema Estadual de Museus (SEM/CE), em parceria com a Associação dos Amigos do Museu do Ceará (ASMUSCE), que buscam reforçar a área da museologia cearense e a interiorização de suas ações.

A formação tem previsão de começar pela cidade de Crato, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, no Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. Em seguida, a “Formação em Museus” passa por Pacoti, nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro. As demais cidades ainda não possuem data definidas. O responsável em orientar a formação será Naudiney de Castro Gonçalves, que é doutor em História e doutorando em Museologia, professor do Departamento de História da Universidade Vale do Acaraú (UVA) e secretário da ASMUSCE.

A inscrição para o curso é gratuita e estará disponível para o público no Mapa Cultural do Ceará. A formação, que busca qualificar a gestão e divulgação do patrimônio cultural, é voltada para profissionais vinculados aos museus, ao patrimônio cultural, memória e demais interessados no tema a ser debatido. Os quatro eixos temáticos que serão abordados no curso serão “Criação e Gestão de Museus”, “Documentação em Museus”, “Conservação em Museus” e “Educação Museal”.

A formação surge em um contexto em que o trabalho realizado nos museus está sendo criticado, como ocorreu no último dia 7, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), pela vereadora Priscila Costa (PL). A vereadora acusou a Pinacoteca do Ceará de expor pornografia e cenas impróprias aos menores de idade. Sobre a situação, diversos órgãos emitiram notas de apoio à Pinacoteca, como o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

“Todos os espaços culturais do país, sejam museus, centros culturais ou pontos de memória, são locais de reflexão e promoção do debate. É fundamental defender o direito à liberdade de expressão, garantido pela Constituição, e repudiar os discursos de ódio propagados em nome da democracia em nosso País”.

A “Formação em Museus”, que mostra a profissionalização que o setor vem adquirindo,  faz parte das iniciativas do projeto “Pensar Museus no Ceará”, aprovado no Edital de Programação Cultural do Museu do Ceará (Musce), Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR) e do Arquivo Público do Estado do Ceará (Apec).

Confira a programação prevista na cidade Crato:

21 de fevereiro/Quarta-feira

Abertura Institucional com o Sistema Estadual de Museus do Ceará e o Museu do Ceará. Participantes: Isabelly Pompeu (Supervisora do Núcleo de Monitoramento do Sistema Estadual de Museus do Ceará), Karla Leite (Analista de Gestão Cultural) e Emily Santos (Analista de Gestão Cultural – Museóloga)

10h às 12h
Sala de Formação 02 - Livre

Formação em Museus – Módulo I: Criação e Gestão de Museus

Ministrante: Naudiney de Castro Gonçalves

14h às 18h
Sala de Formação 02 - Livre

22 de fevereiro/ Quinta-feira

Formação em Museus – Módulo II: Documentação em Museus

Ministrante: Naudiney de Castro Gonçalves

08h às 12h
Sala de Formação 02 - Livre

Formação em Museus – Módulo III: Conservação em Museus

Ministrante: Naudiney de Castro Gonçalves

14h às 18h
Sala de Formação 02 - Livre

23 de fevereiro/ Sexta-feira

Formação em Museus – Módulo IV: Educação Museal

Ministrante: Naudiney de Castro Gonçalves

08h às 12h
Sala de Formação 02 - Livre

Fonte: Opinião CE

Post a Comment