Foto de apoio ilustrativo. Maioria dos animais resgatados pelo BPMA no Cariri são cobras. Imagem: Reprodução/PMCE

O período chuvoso aumentou a incidência de animais silvestres em ambientes urbanos na região do Cariri cearense. Em 2024, mais de 25 animais já foram resgatados, a maioria na cidade do Crato. Em todo o ano passado, 261 ações do tipo foram realizadas na região. Os dados são do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).

De acordo com o tenente Rodrigo Barbosa, comandante do batalhão, as cobras costumam ser os animais mais comuns nos resgates. “Diversos fatores contribuem com a [presença] desses animais em zona urbana. Os seres humanos são responsáveis diretamente [por causa] do desmatamento e das queimadas. [Outra causa] São os fatores naturais: o aumento da temperatura e o período chuvoso”, disse em entrevista à rádio O Povo CBN Cariri, na quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024.

O tenente ainda destaca que as pessoas não devem se aproximar de forma alguma de cobras. “Trate como se fosse venenosa. Não se aproxime do animal. não tente capturar. Se possível, isole o local e chame os órgãos competentes.”

Após o resgate, os animais são encaminhados à Biodiverse, uma Organização Não Governamental (ONG) localizada no Crato. Os bichos são avaliados por profissionais e, depois, são devolvidos ao meio ambiente, caso estejam em condição.

Para quem ligar caso um animal apareça em casa?
Batalhão da Polícia do Meio Ambiente: (88) 2141 9956
Emergência: 190

Fonte: O Povo

Post a Comment