A Saúde do Ceará participou da primeira Conferência Regional de Saúde que ocorreu em Juazeiro do Norte, na quinta-feira (13 de junho de 2024). Produzido pelo Conselho Estadual da Saúde (Cesau), o evento teve como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

Com objetivo de discutir a construção da política de gestão do trabalho e educação na saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS), a conferência teve como foco os debates relativos à educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado. Além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde.

“A intenção é implementar as ações da promoção, da equidade e expansão do acesso à população, assim como aprofundar o debate e avaliação das políticas do trabalho e educação na saúde, visando reformular diretrizes e propostas para aprimorar a política pública de saúde de forma permanente e consolidada.”, destacou a coordenadora da Política do Trabalho, Educação e Pesquisa em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Silvia Bonfim.

Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), Adriano Duarte, as conferências de saúde são “grandes oportunidades” para se construir políticas que valorizam profissionais de saúde e qualifiquem os serviços prestados à população. “Refletindo, assim, nosso compromisso com a democracia e a participação social, elementos essenciais para um SUS inclusivo e eficiente. Estamos reunindo profissionais de saúde, gestores e usuários para um diálogo enriquecedor, que certamente resultará em propostas inovadoras e soluções concretas”, afirmou o presidente Adriano Duarte.

A programação contempla ainda a região do Sertão Central, em 18 junho; e a região Norte, em 26 de junho. Em 1º e 2 de julho, acontecem as conferências do Litoral Leste e de Fortaleza, respectivamente. A ação estadual está agendada para os dias 20, 21 e 22 de agosto.

Post a Comment