De juízes à serventes: King cativa clientes por anos com seu
cardápio de merendas típicas e generosas porções. FOTO: Alana Soares
Em 1984, quando poucos prédios ocupavam o quarteirão da rua São Benedito com a rua da Conceição e o terreno ao lado do Hospital era baldio, o casal Rosabia e Tico, de Icó, viu uma oportunidade de começar algo seu em Juazeiro do Norte.

Com um barraco de latão abrigou uma cozinha improvisada e logo deixou o cheiro do cuscuz cozinhando convidar a vizinhança a conhecer os sabores ali reservados: caldo de carne e panelada.

Exatos 35 anos depois, o cheiro de merenda pronta ainda convida e mantém velhos fregueses por perto. Sob direção do irmão Roque Andrade, 51, nos últimos 13 anos, o quiosque King Lanches - o famoso Rei da Panelada - cresceu, se modernizou e cativou afeto no coração e na memória de muitos caririenses que por ali estudaram, trabalharam e voltam para mais um prato.

Onde os fracos não tem vez: Prato tradicional do cearense, a Panelada
é o carro-chefe da cozinha do Rei. FOTO: Alana Soares
É o caso das irmãs Winnie e Manila Lopes que passaram toda a infância e adolescência nos arredores do São Miguel. Religiosamente Winnie bate ponto na King e tem seu prato favorito na ponta da língua de Roque. Já Manila, que atualmente mora nos Estados Unidos, e veio de férias ao Brasil, disse que não perderia a oportunidade de sentir o sabor da adolescência novamente.

"No Juazeiro não tem panelada igual", dispara a irmã de visita. "Duas coisas se destacam aqui: a confiança no modo de preparado e o atendimento sempre sincero de Roque", comenta Winnie.

Panelada, caldo, cuscuz com carne, ovo, tapioca, salgados e uma variedade de recheios. Cardápio simples, mas forte. Café ou suco para acompanhar. Ah! Cajuína gelada tem também. 

Roque Andrade, paixão pelo trabalho é segredo para o
negócio crescer e durar. FOTO: Alana Soares
São 14 kg de cuscuz e 20 kg de panelada por dia, os carros-chefes. No sábado, 30 kg de panelada alimentam os visitantes. E, apesar do local estratégico entre Hospital, colégios e faculdades, o público do Rei é diversificado: advogados, juízes, agricultores, serventes, médicos, enfermeiras, policiais, professores...

"Merenda tem em todo canto, você sabe. Nisso, a qualidade da merenda e o atendimento especializado faz a diferença", Roque explica. Ele também confirma, entre risadas, que a porção generosa de cuscuz é um atrativo a mais.

"Não adianta fazer por dinheiro, para ter tradição tem que trabalhar porque gosta", finaliza. 

Serviço:
De segunda à sábado, das 6h às 13h
Rua São Benedito, bairro São Miguel, Juazeiro do Norte
Ao lado do Hospital São Lucas.          (Site Miséria)

Post a Comment