Por Redação Gazeta do Cariri

Nas últimas semanas, em meio a preocupações com a pandemia do coronavírus (Covid-19) e ao isolamento e distanciamento social, muitos têm sentido necessidade de acolhimento psicológico. Para ajudar as pessoas a lidar com questões relacionadas a essa nova realidade, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio dos profissionais de Psicologia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), tem oferecido atendimento psicológico gratuito on-line. 

O serviço, destinado a toda a comunidade acadêmica da UFCA (estudantes, docentes, técnico-administrativos e terceirizados) e a população da região do Cariri, será realizado por três profissionais qualificados, com formação em Psicologia, que atuam junto ao quadro de servidores da universidade e estará disponível por meio da ferramenta virtual de comunicação Google Hangouts. As vagas são limitadas e estão sujeitas à demanda de atendimento que a equipe suporta. 

A equipe é formada por Ana Virgínia Silva Mendes (CRP 11/09639), Lusmar Roosevelt Passos Ibiapina (CRP 11/10734) e Yane Ferreira Machado (CRP 11/08285). 

Importância do acolhimento psicológico 
De acordo com a psicóloga da equipe, Ana Virgínia Mendes, que também é integrante do Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19 (Cieco-19/UFCA), a depender da forma como cada um enfrenta a situação, a mudança na rotina, devido ao isolamento ou a incerteza sobre ser contaminado, pode intensificar sintomas psicológicos preexistentes ou servir de gatilho para desencadear outros problemas.  

“Sintomas de ansiedade, depressão, fobias específicas e estresse pós-traumático, que não receberem a devida atenção, podem evoluir e comprometer negativamente a qualidade de vida e saúde mental da pessoa”, afirmou. 

O foco da atuação dos serviços de psicologia da Prae é no estudante, no entanto, conforme Ana Virgínia, a dimensão do desequilíbrio causado pelo coronavírus em toda a sociedade requer que o cuidado com a saúde mental possa alcançar o máximo de pessoas que estejam vivenciando sofrimento psicológico. “Por isso a ideia de disponibilizar o auxílio para toda a comunidade acadêmica, incluindo servidores técnicos, docentes e terceirizados, além da comunidade externa”, explicou. 

Para a psicóloga, esse apoio psicológico, além de oferecer acolhimento às preocupações e angústias daqueles que estão a vivenciar o momento com comprometimento da saúde mental, pode auxiliar na busca por estratégias mais adequadas e funcionais para lidar com as adversidades impostas pelo coronavírus. 

Como participar? 
Para participar, os interessados – técnico-administrativos, terceirizados, docentes e comunidade externa – devem entrar em contato pelo e-mail psicologiasolidaria@ufca.edu.br. 

Já os estudantes da UFCA podem acessar o atendimento psicológico do seu respectivo campus pelos seguintes e-mails: psicologiabarbalha.prae@ufca.edu.br (campus Barbalha); psicologiabrejosanto.prae@ufca.edu.br (campus Brejo Santo); psicologiacrato.prae@ufca.edu.br (campus Crato);  psicologiajuazeiro.prae@ufca.edu.br (campus Juazeiro do Norte). 

No e-mail solicitando o atendimento, o interessado deve fornecer algumas informações pessoais (nome, gênero, cidade de residência, idade, vínculo com a instituição, se interno fornecer a matrícula Siape, se externo fornecer o número do RG), telefone e e-mail para o atendimento (conta do Google Gmail). A partir da solicitação, os profissionais entrarão em contato para marcar o dia e o horário de atendimento. Os psicólogos atenderão por agendamento de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h. O atendimento terá duração de até 50 minutos. 

Importante ressaltar que o interessado deve providenciar algum equipamento com acesso ao aplicativo Google Hangouts (Tablet, Notebook, Smartphone dentre outros), internet de boa qualidade, além de, conforme orientações do Conselho Federal de Psicologia, a reserva de um local seguro para o atendimento, em que possam ser resguardados o sigilo e a confidencialidade. 

Caso a pessoa atendida tenha dúvidas sobre a utilização da ferramenta, é possível acessar os tutoriais para uso no computador e no smartphone ou tablet.

Post a Comment