Os paranaenses descobrem as boas terras do Cariri cearense e vão investir na produção de frutas e hortaliças, para o que estão comprando terras na região Foto: Agência Brasil

03/12/2021

Secretário Executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), o agrônomo Sílvio Carlos Ribeiro reuniu-se no último dia 29 de novembro com 15 empresários do setor, aos quais transmitiu as seguintes informações:

Primeira: um grupo empresarial do Paraná está comprando uma área de 5 mil hectares na região do Cariri, onde produzirá hortifrutis. Aos paranaenses, a Cogerh presta consultoria sobre a disponibilidade de água na região, mas já se sabe que no seu subsolo há um aquífero capaz de garantir oferta hídrica suficiente para irrigar o projeto do grupo, cujo investimento e o município onde ficará situado não foi revelado.

Segunda: Está pronto o projeto arquitetônico do Centro de Cultivo Protegido, que será implantado em Barbalha, na área hoje ocupada pela antiga e desativada Usina de Açúcar. De autoria do arquiteto Nelson Serra, o projeto será proximamente licitado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). Quanto ao projeto de negócios daquele centro, o secretário Sílvio Carlos Ribeiro informou que ele está sendo elaborado pelo Sebrae do Ceará. No terreno onde o Centro será construído, foram perfurados dois poços profundos, cada um com 100 metros, apresentando ambos uma vazão de 60 mil litros/hora. Uma das características que terá o Centro de Cultivo Protegido será o pouquíssimo uso de água, o que, aliás, é comum nas culturas desenvolvidas sob estufas.

Terceira: o empresário José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, que também atua no agronegócio (cultiva, na zona rural de Pereiro, frutas e produz polpa de várias espécies, como manga, caju, tangerina, tamarindo, cajá, goiaba e graviola) já demonstrou interesse de celebrar algum tipo de convênio para conhecer e usar as tecnologias do Centro de Cultivo Protegido de Barbalha.

As informações são do colunista Egídio Serpa do Diário do Nordeste

Post a Comment