Diante do período de estiagem, comum no segundo semestre do ano na região do Cariri, a SAAEC reforça a necessidade de economia de água em Crato, pois com a redução das chuvas e o aumento da temperatura, aumenta-se o consumo de água.
Por isso, a orientação da SAAEC, empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade do Crato, é de que a água seja usada da forma mais econômica possível, evitando-se especialmente ações como lavar calçadas, pátios e carros. 

É preciso também atenção para atividades domésticas e de higiene pessoal. Estimativas indicam que aproximadamente 75% da água consumida numa casa são gastos nos banheiros, por esse motivo o pedido é de banhos breves. Estima-se que a cada minuto no banho há um consumo de 10 litros de água. Outro fator que gera um aumento considerável de água consumida é a irrigação de jardins, pois para cada metro quadrado de grama, por exemplo, são gastos 4,5 litros de água.

A SAAEC tem mantido o abastecimento nos horários diários programados para os bairros, mesmo diante do aumento da demanda de água, exceto em casos de necessidade de manutenções ou falta de energia no sistema, o que tem sido divulgado imediatamente no site e redes sociais da empresa para conhecimento da população. 

De acordo com o controle interno da empresa, na primeira quinzena de setembro houve um percentual de 0,33% de reclamações em relação a falta d’água nos canais oficiais, sendo 0,14% devido a manutenções e 0,19% por faltas de energia. Esses percentuais podem ser menores, mediante o uso da caixa d’água em todas as residências da cidade, garantindo o armazenamento para uso enquanto manutenções necessárias.

Post a Comment