25/09/2022

Pesquisa Ipec (ex-Ibope), divulgada nesta quinta-feira (22) e encomendada pela TV Verdes Mares, filiada da Rede Globo no Ceará, revela os índices de intenção de voto para presidente da República entre os eleitores do estado. O ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa no estado, com 63%, contra 18% do presidente Jair Bolsonaro(PL). Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 10% das intenções de voto.

Lula teve uma oscilação positiva, na comparação com os resultados da pesquisa anterior, de 9 de setembro, quando tinha registrado 57%. Bolsonaro estava com 19%, portanto, oscilou negativamente. Já Ciro Gomes (PDT) variou de 14% para 10%. Simone Tebet (MDB), tinha 2% e agora está com 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, com 1.200 eleitores votantes no Estado do Ceará, em 56 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número CE-03914/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02694/2022.

Veja resultado
Resposta estimulada e única, em %:

Lula (PT): 63%
Jair Bolsonaro (PL): 18%
Ciro Gomes (PDT): 10%
Simone Tebet (MDB): 1%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
Felipe d'Avila (Novo): 0%
Léo Péricles (Unidade Popular): 0%
Padre Kelmon (PTB): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Constituinte Eymael (Democracia Cristã): *%
Vera Lúcia (PSTU): *
Branco ou nulo: 3%
Não sabe ou não respondeu: 4%
* = candidatos não foram citados.

Felipe d’ Avila (NOVO), Léo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) e Padre Kelmon (que entrou para representar o PTB no lugar de Roberto Jefferson, que teve sua candidatura impugnada pelo TSE) são citados, mas não chegam a 1% das menções, mantendo-se estáveis em comparação à medição anterior.

Os nomes de Constituinte Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU) constavam no disco apresentado aos entrevistados, porém não foram mencionados por nenhum deles. Pablo Marçal (PROS) teve sua candidatura cancelada no TSE, por este motivo, seu nome não consta nesse levantamento.

Avaliação do governo Bolsonaro
O Ipec também perguntou aos eleitores cearenses como avaliam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Para 56%, é ruim ou péssimo e, para 22%, bom ou ótimo. Outros 20% dizem que o governo é regular e 3% não souberam avaliar.

Na pesquisa anterior, de 9 de setembro, a gestão do presidente foi avaliada como ruim ou péssima para 56%, como ótima ou boa para 22% e regular para 20%; 3% não soube avaliar.

Fonte: g1 CE

Post a Comment