Alagamento na avenida Padre Cícero, em frente ao Atacadão

Por Redação Gazeta do Cariri

O Cariri acumulou, pelo 2º dia consecutivo, as principais chuvas do Ceará, conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

No balanço preliminar, o Estado registrou, entre às 7h desta terça (25 de outubro de 2022) e às 7h desta quarta-feira (26), precipitações em cerca de 30 municípios, sendo os 10 maiores acumulados na região do Sul cearense. Foram eles:

-Missão Velha (Posto: GAMELEIRO DE S. SEBASTIÃO) : 148mm
-Abaiara (Posto: ABAIARA) : 145mm
-Juazeiro do Norte (Posto: JUAZEIRO DO NORTE) : 127.7mm
-Porteiras (Posto: SITIO SACO) : 115mm
-Penaforte (Posto: PENAFORTE) : 113mm
-Crato (Posto: LAMEIRO) : 112mm
-Crato (Posto: CRATO) : 108mm
-Barbalha (Posto: BARBALHA) : 104mm
-Brejo Santo (Posto: POÇO DO PAU) : 103.4mm
-Brejo Santo (Posto: BREJO SANTO) : 102mm

Causas

As precipitações estão relacionadas à atuação de áreas de instabilidade  associadas a um sistema frontal que se desloca pelo oceano Atlântico e colabora para que haja maior presença de umidade em grande parte do Nordeste do Brasil. Nas demais áreas do CE, as chuvas estão ligadas ao sistema de brisa, a efeitos locais, como temperatura e umidade elevadas, e interação dos ventos com o relevo.

Alagamentos

Segundo o Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, as chuvas intensas que atingiram o Cariri causaram ruas alagadas. As inundações interromperam o trânsito em Juazeiro. Inclusive, de acordo com o coronel Agnaldo Viana, a Corporação recebeu uma solicitação de retirada de vítima de veículo pela madrugada.

Alagamento na avenida Padre Cícero, em frente ao Atacadão:


Registro feito na avenida Leão Sampaio, no bairro Lagoa Seca:


Para esta quarta-feira, a Funceme indica que o céu deve variar de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com alta possibilidade de chuva isolada no Cariri e Sertão Central Inhamuns.

A Fundação também indica baixa possibilidade de chuva isolada no Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém.

Post a Comment