05/11/2022

As chuvas voltaram com intensidade na região do Cariri, entre sexta-feira (4) e este sábado (5). De acordo com o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Aurora, na Região do Cariri, foi o município com o maior registro: 127 milímetros.

Ao todo, as precipitações ocorreram em pelo menos 71 municípios do Estado, segundo a Funceme. Os dados serão atualizados no decorrer deste sábado.

Maiores chuvas por posto no dia
Aurora (Posto: AGROVILA) : 127mm
Aurora (Posto: COMUNIDADE TERRA VERMELHA) : 124.4mm
Ipueiras (Posto: MATRIZ) : 92mm
Aurora (Posto: INGAZEIRA) : 82mm
Piquet Carneiro (Posto: AÇUDE SÃO JOSÉ II) : 80mm
Itatira (Posto: LAGOA DO MATO) : 73mm
Ararendá (Posto: ARARENDÁ) : 68mm
Ipueiras (Posto: AÇUDE JATOBÁ II) : 64mm
Santa Quitéria (Posto: SACO DO BELÉM) : 63mm
Milhã (Posto: CARNAUBINHA) : 60mm

O segundo maior registro foi em Ipueiras com 92,0 milímetros. Houve ainda precipitações nas cidades de Piquet Carneiro (80,0 milímetros); Itatira (73,0 milímetros); Ararendá (68,0 milímetros); Santa Quitéria (63,0 milímetros) e Milhã (60,0 milímetros).

De acordo com a Funceme, a porção sul e oeste do estado, além de ter maiores chances de precipitações, poderá ainda registrar acumulados mais expressivos neste sábado e domingo (6). Nas demais regiões, as chances são remotas.

As chuvas no interior do estado estão associadas à aproximação de um sistema frontal, que está na altura do litoral da Bahia e que favorece a formação de áreas de instabilidades sobre o Nordeste. Além disso, efeitos locais, tais como, relevo, temperatura e umidade deverão contribuir também para precipitação.

Fonte: g1 CE

Post a Comment