Foto: Pedro Paulo Vieira

09/11/2022

O BIG Bompreço de Juazeiro do Norte está com data marcada para o encerramento de suas atividades. Em 30 de novembro, o supermercado da rede varejista fechará a loja na terra do Padre Cícero.

Em Juazeiro do Norte, o empreendimento chegou como Hiper Bompreço, ainda pelo grupo Walmart, em julho de 2011, com um investimento de R$ 35 milhões. Foi a primeira loja no interior do estado, fora da área metropolitana de Fortaleza. Em julho de 2020, o Hiper virou Big e em junho deste ano, a rede Big foi adquirida pelo grupo Carrefour, que também é dono da marca Atacadão.

Com a venda do BIG em Juazeiro, a expectativa é que o local passe a abrigar uma das lojas do Grupo Mateus. A informação ainda não foi confirmada pela empresa, mas várias lojas pelo Nordeste estão sendo negociadas com o grupo que tem matriz no Maranhão.

Além disso, o site Gazeta do Cariri apurou que é grande o interesse da empresa em abrir lojas na região do Cariri. O Grupo Mateus já está presente em 5 cidades do Ceará, e segue em acelerado processo de expansão pelo Nordeste. (Leia abaixo mais informações sobre as negociações das lojas da marca BIG).

Saiba mais

Após a compra do BIG Bompreço, o Carrefour já começou as negociações para se desfazer de ativos da companhia, atendendo aos remédios impostos pelo Cade, para que o grupo francês possa assumir a operação. No Recife, por exemplo, segundo o Jornal do Commercio, ao todo, 17 lojas passaram a estar sob o controle do Carrefour, e algumas irão fechar as portas para dar lugar a novos negócios.

De acordo com apuração do jornal Valor Econômico, inclusive, algumas lojas do Big Bompreço já foram vendidas para o Grupo Mateus, do Maranhão.

Em outubro, o site Pipeline, braço do Valor focado em negócios, confirmou que o Carrefour encerrou a negociação das 14 lojas que teria que se desfazer em todo o País. 

Apesar de não ser apontado ainda quais foram todas as lojas vendidas, a maioria das lojas postas à venda no Nordeste passaram para o Grupo Mateus.

Do total de 14 à venda, 10 foram para o grupo maranhense. A rede gaúcha Asun comprou as outras quatro.

Na região, o grupo Mateus tinha como concorrente direto, ainda segundo o Pipeline, o Novo Atacarejo, que tem ampliado suas unidades em Pernambuco.

Além da venda de ativos, o Carrefour está convertendo em todo o País 13 lojas do BIG em Atacadão. Outras três unidades do BIG passarão a ser Carrefour, ainda este ano.

O JC procurou o grupo Mateus, mas não obteve resposta sobre os planos de ampliação no Nordeste, em virtude de "mudanças no organograma" da empresa.

Quem é o Grupo Mateus?
Maranhense, o Grupo Mateus surgiu em 1986. Atualmente opera as bandeiras Mateus Supermercados, Mix Atacarejo, Eletro Mateus e Armazém Mateus.

Em 2022, o Grupo Mateus inaugurou 25 lojas e encerrou o mês de setembro com 226 lojas em operação nas regiões Norte e Nordeste do País.

EM QUAIS CIDADES DO CEARÁ A EMPRESA ESTÁ

Sobral (Atacarejo)
Tianguá (Atacarejo)
Itapipoca (Atacarejo)
Crateús (Supermercado)
Quixeramobim (Supermercado)

Desde 2020, o Grupo Mateus figura no mercado do País como a maior empresa de varejo alimentar com capital 100% nacional. O grupo realizou naquele ano a sua oferta pública de ações na B3, no segmento de Novo Mercado, seguindo os mais elevados padrões de Governança Corporativa.

Venda do BIG BOMPREÇO
A compra do grupo Big Brasil, dono do Bompreço, pelo Carrefour irá culminar no fechamento de 14 lojas em todo o País. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou o negócio, anunciado em março do ano passado, envolvendo transação de R$ 7,5 bilhões e 387 lojas detidas ou operadas pelo Big.

No Cade, a aprovação do negócio foi condicionada à celebração de um Acordo em Controle de Concentrações, que prevê desinvestimento de lojas e outras obrigações.

No caso dos desinvestimentos, foi negociado um Acordo em Controle de Concentrações (ACC) que prevê a venda de unidades de autosserviço atualmente detidas pelo Grupo Big, envolvendo os municípios de Gravataí (RS), Itabuna (BA), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL), Olinda (PE), Paulista (PE), Recife (PE), Santa Maria (RS) e Viamão (RS).

Em comunicado ao mercado, o Carrefour Brasil confirmou que o ACC prevê que 14 lojas (11 hipermercados/atacarejos; e 3 supermercados/soft discount) deverão ser desinvestidas após o fechamento da Operação, as quais representam aproximadamente 3,6% do parque total de lojas e 6,0% da receita de 2021 do Grupo BIG.

O grupo BIG é responsável atualmente pelas bandeiras Big, Big Bompreço, Bompreço Nacional e Todo Dia (no varejo). No atacado, o Big é responsável pelas lojas Maxxi.

Site Gazeta do Cariri - Com informações do Jornal do Commercio de Pernambuco, Site Badalo e Valor Econômico

Post a Comment