02/12/2022

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (2), as operações Ipuçaba, Circus e Pergaminho, para apurar crimes contra a administração pública em contratos firmados entre a prefeitura de Ouricuri, em Pernambuco, e empresas prestadoras de serviços sediadas tanto em solo pernambucano como, também, no Ceará.

São cumpridos 35 mandados de busca e apreensão e três prisões preventivas de empresários, servidores e ex-servidores das cidades de Ouricuri, Juazeiro do Norte e Fortaleza. Além disso, deverão ser aplicadas medidas cautelares como bloqueio de bens e afastamento de cargos públicos.

De acordo com a PF, a ação pretende reforçar elementos de prova de autoria, materialidade e circunstância dos fatos investigados, com apreensão de computadores, celulares e documentos. A investigação apura contratos firmados entre 2019 e 2021 e crimes como peculato, fraude em licitações, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Se condenados, os investigados poderão cumprir pena de até 45 anos de prisão.

ENTENDA AS OPERAÇÕES
OPERAÇÃO IPUÇABA
Apura contratações de empresas pela prefeitura de Ouricuri, em Pernambuco, para prestação de serviços de transporte de alunos da rede pública de ensino e locação de veículos para atendimento das demandas de secretarias das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

Os policiais federais investigam uma organização criminosa especializada em desviar recursos públicos por meio de empresas de fachada criadas apenas para fraudar licitações e superfaturar contratos. A suspeita é de que o grupo tenha recebido mais de R$ 61 milhões apenas da prefeitura de Ouricuri e não tenha prestado os serviços.

OPERAÇÃO CIRCUS
Apura uma suposta contratação irregular pela prefeitura de Ouricuri de tendas e banheiros químicos, equipamentos que teriam sido locados para proporcionar conforto aos beneficiários do Auxílio Emergencial do Governo Federal enquanto esperavam assistência da Caixa Econômica Federal em 2020.

A investigação identificou um sobrepreço na contratação dos serviços de aproximadamente 500% quando comparado com o último contrato firmado entre prefeitura do município e a empresa suspeita.

OPERAÇÃO PERGAMINHO
Investiga contratos firmados entre a prefeitura de Ouricuri e empresas constituídas por sócios laranjas para prestação de serviços gráficos e reprográficos a secretarias do município.

Conforme a investigação federal, desde 2012, as empresas controladas pelo mesmo grupo familiar se beneficiam de contratos volumosos com a prefeitura de Ouricuri, possivelmente viciados e superfaturados.

MANDADOS DE BUSCA E PRISÕES
Em Pernambuco, são cumpridos, pela PF, 25 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Já em Juazeiro do Norte, no Ceará, são nove mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, enquanto que, em Fortaleza, os policiais cumprem apenas um mandado de busca e apreensão.

Os nomes dos investigados não foram divulgados pela Polícia.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment