27/01/2023

A Secretaria de Saúde de Barbalha, seguindo a orientação do Governo do Estado do Ceará, ampliou temporariamente a vacinação contra meningite meningocócica C e ACWY no município. A aplicação do imunizante está acontecendo em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal, Adriana Rocha, reforça que a ampliação dessa vacinação é temporária. “Esta campanha com público ampliado destina-se apenas a pessoas não vacinadas anteriormente. É importante destacar também que é uma campanha temporária e está condicionada à disponibilidade de estoques das vacinas nos serviços de saúde”, salientou.

A vacina meningocócica C (conjugada) é recomendada aos 3 e 5 meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Durante a campanha, que seguirá até fevereiro de 2023 ou até durar o estoque, o imunizante também estará disponível para crianças de 5 a 10 anos de idade, trabalhadores dos serviços de saúde em geral, trabalhadores da educação e trabalhadores do transporte coletivo.

Já a meningocócica ACWY (conjugada), recomendada para jovens de 11 a 14 anos de idade, está sendo ampliada, até junho de 2023 ou até durar o estoque, para adolescentes de 13 a 17 anos.

Importante destacar que ambas as vacinas estão contempladas no Calendário Nacional de Vacinação e são indicadas para quem nunca tomou nenhum dos dois imunizantes. A vacina meningocócica C é administrada para crianças de até dez anos de idade e trabalhadores da saúde. Para adolescentes de 11 a 14 anos, está incluída também a vacina ACWY, que protege contra quatro tipos de meningite.

A Coordenadora de Imunização do Município enfatizou a importância de pais e responsáveis vacinarem seus filhos contra a doença. “A meningite é uma doença prevenível por meio da vacinação. Portanto, não podemos abrir mão de vacinar”, concluiu Adriana Rocha.

Sobre a doença
A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada.

Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas. A bactéria que causa a doença é transmitida por meio de secreções respiratórias (tosse, espirro) e saliva.

Post a Comment