Durante ações distintas do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), através da 2ª Companhia de Juazeiro do Norte, nesta quarta-feira (01 de fevereiro de 2023), foram apreendidas armas de fogo, munições e resgatados pássaros da fauna silvestre. As ações ocorreram nos municípios de Campos Sales e Várzea Alegre, na região do Cariri.

A primeira situação ocorreu por volta das 16 horas, em Várzea Alegre, após os policiais militares serem informados que numa residência da Rua Raimundo Gomes da Silva, Bairro Sanharol, uma pessoa capturava pássaros silvestres para comercializa-los de forma ilegal. Chegando no endereço indicado, os agentes de segurança constataram existir alguns pássaros expostos na varanda da casa, e que pertenciam a um rapaz de 17 anos.

Os militares ao adentrarem à residência, sob a autorização da mãe do menor, avistaram várias outras gaiolas contendo mais pássaros e no quintal, localizaram um viveiro e seis pássaros mortos. Durante a ação, os militares apreenderam dezessete pássaros vivos, dois campinas, dois sabias, três Crispino, três golinhas, três bicos de prata, dois bigode e dois sibito, e mortos foram encontrados, três golinhas, um crispim e dois Tizius. Também foram apreendidas duas espingardas artesanais, tipo socadeiras e uma Carabina de Pressão, calibre 4.5. De posse do vasto material, os PMs conduziram o menor em conflito com a lei e seu pai, como responsável legal à delegacia de Polícia Civil, sendo lavrado o Ato Infracional em desfavor do adolescente.

Ainda em Várzea Alegre, numa casa vizinha ao local da primeira ocorrência, os militares após receberem denúncia anônima, de que um morador daquele imóvel criava pássaro de forma irregular, os agentes da BPMA 45 se deslocaram ao endereço onde constataram que existiam duas gaiolas contendo um pássaro em cada, sendo um Galo da Campina e um azulão. O proprietário destes pássaros foi identificado como sendo o pintor, Francisco da Silva Neto, de 43 anos. Este foi conduzido até a Delegacia Regional do Iguatu.

Nos dois casos, após o recolhimento, as aves ficaram sob responsabilidade da equipe de serviço daquela DRPC de Iguatu para encaminhamento aos órgãos responsáveis daquele município.

Assista ao vídeo:


Já por volta das 17 horas, a composição da BPMA 49 apreendeu armas de fogo e munições no Sítio Acoci, em Campos Sales. A apreensão aconteceu após diversas denúncias anônimas de caça ilegal de animais silvestres, naquele localidade.

Durante o deslocamento para averiguarem as informações recebidas, os policiais ouviram numa estrada que da acesso ao Sítio Acoci, estampidos de disparos de arma de fogo que vinham de dentro da mata, e logo pararam a viatura e adentraram na referida mata, onde avistaram duas pessoas caminhando pelas veredas, as quais ao perceberem a aproximação dos militares, saíram correndo deixando para trás duas armas de fogo tipo espingardas. A composição militar ainda tentou localizar os suspeitos que sumiram na vegetação fechada impossibilitando a captura e a identificação dos mesmos.

As armas abandonadas pelos indivíduos, uma espingarda, calibre 32, sem numeração e outra calibre 36, dez cartuchos carregados, sendo nove calibre 32 e um calibre 36, além de diversos recipientes contendo, pólvora, chumbo e espoletas, foram apresentadas ao delegado Flavio Santos da Silva, plantonista na Delegacia Regional de Polícia Civil na cidade de Crato e lavrado procedimento B.O.

Fonte: Agência Caririceara

Post a Comment