Foto: Alberto Pizzoli / AFP

Neste dia 2 de fevereiro de 2023, Juazeiro se reveste de luz para celebrar a Festa de Nossa Senhora das Candeias. Na Capela do Socorro e na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores haverá quatro horários de missa ao longo do dia. As celebrações das nove da manhã, na Basílica, e das cinco da tarde, no largo do Socorro, serão presididas pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, criado Cardeal da Igreja pelo Papa Francisco em agosto de 2022.

Os cardeais são os colaboradores mais próximos do Papa. Padre Filipe Gonçalves, vigário paroquial da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, explica que "receber um cardeal em uma Basílica é como ter a presença do Santo Padre" especialmente neste momento em que é celebrada a Romaria e a alegria pela abertura do processo de beatificação e canonização do Padre Cícero, "sendo, com certeza, um sinal de comunhão da Igreja”.  

Procissão Luminosa

A Bênção das Velas acontecerá após a Missa das 17h, retomando a tradição interrompida há dois anos pela pandemia de Covid-19. Em seguida, os fiéis sairão em cortejo até a Praça do Romeiro, onde haverá a Bênção do Santíssimo Sacramento, seguida do Show Pirotécnico. O momento é conhecido como "procissão luminosa". 

O reitor da Casa da Mãe das Dores, Padre Cícero José, lembra que “este é um dia ímpar na culminância da Festa e Romaria, já que depois de dois anos de Pandemia será possível vivenciar junto aos romeiros e diocesanos esse bonito espetáculo da fé, através do mar de luzes que cobrem as ruas da cidade”.

Em todo o mundo, é no dia 2 de fevereiro que a Igreja Católica celebra a Festa da Apresentação do Senhor. Por isso, Padre Cícero José afirma que celebrar esta Romaria é fazer memória da Mãe de Deus que, com amor materno, gestou no ventre a verdadeira Luz. “Esta Romaria teve início com o Padre Cícero Romão e nos recorda que Maria apresenta o Filho como a Luz do Mundo, que veio para iluminar todas as trevas”.

Confira o horário das Missas neste dia 2 de fevereiro
 
Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores: 5h, 7h, 9h (Solene) e 15h.
 
Capela do Socorro: 7h, 10h, 15h e 17h (Solene)

Post a Comment