Foto: Mateus Silva

Choveu em mais de 140 municípios cearenses entre as 7h de terça (14 de março de 2023) e 7h desta quarta-feira (15), segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizado no final da manhã. Com 129 milímetros (mm), o maior acumulado do estado foi registrado no município de Tamboril, no Sertão Central. Na região do Cariri, a maior precipitação ocorreu em Brejo Santo, com 106 mm.

Os maiores volumes pluviométricos entre ontem e hoje ocorreram nas seguintes cidades:

Tamboril: 129 mm
Madalena: 119.6 mm
Ererê: 113 mm
Brejo Santo: 106 mm
Porteiras: 105 mm
Mauriti: 80 mm
Iracema: 80 mm
Banabuiú: 77
Salitre: 74.4 mm
Santana do Cariri: 71 mm
Jati: 70 mm

Outros acumulados no Cariri:

Crato: 69 mm
Missão Velha 61 mm
Abaiara: 58 mm
Jardim: 57 mm
Milagres: 56 mm
Barbalha: 55 mm
Juazeiro do Norte: 47 mm
Assaré: 45 mm
Araripe: 43.3 mm
Barro: 42 mm
Campos Sales: 41.3 mm

Previsão é de mais chuva
O Ceará deve seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões até a próxima sexta-feira (17).

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), para esta quarta, o sul do Sertão Central e Inhamuns, Cariri e a faixa litorânea deverão receber os principais registros durante a manhã. Já entre tarde e noite, todas as regiões poderão receber precipitações, ainda que isoladas.

Já entre quinta (16) e sexta-feira, a tendência é que as condições sejam ainda mais favoráveis, ou seja, com chuvas mais generalizadas e com maior intensidade, principalmente em áreas da Jaguaribana, Cariri e Ibiapaba.

As precipitações estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações no Ceará durante a quadra chuvosa. Na ocasião, a faixa de nuvens está localizada em 1ºS, o que significa próximo da costa norte do Nordeste, colaborando para áreas de instabilidade.

Post a Comment