Nesta quarta-feira (01 de março de 2023), o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (2ª CIA/ BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), iniciou a 14ª turma do projeto Guardiões Ambientais.

A aula inaugural aconteceu na sede da 2ªCIA/ BPMA, no Parque Natural das Timbaúbas em Juazeiro do Norte/ CE, ministrada pelo 1° SGT Moreira, Coordenador do Núcleo de Educação Ambiental. Foi apresentado na aula inaugural o conteúdo programático do curso como também todas as normas referentes ao mesmo.

O curso tem carga horária de 150 horas/ aulas abordando temas de maior relevância ambiental tais como: Fauna, Flora e Crimes Ambientais, dando ênfase aos crimes de poluição. Aborda também os temas biodiversidade, recursos hídricos, saneamento básico, mineração, resíduos sólidos, problemas ambientais da atualidade e muitos outros no eixo de meio ambiente. Também será ministrado aulas sobre primeiro socorros, prevenção ao uso indevido de drogas entre outros, em aulas teóricas e práticas.


O público-alvo dessa vez está sendo alunos do curso de Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Curso de Biologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), alunos do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e do Curso de Saneamento da Faculdade de Tecnologia (FATEC).

O curso tem como objetivo central a formação de jovens para serem multiplicadores e defensores do Meio Ambiente.

Post a Comment