Em participação na sessão da Câmara Municipal do Crato, nesta segunda-feira, 17 de abril de 2023, o Secretário de Infraestrutura do município, Ítalo Samuel, anunciou aos vereadores a licitação para pavimentação de mais de 30 ruas somente na zona rural, com investimentos na ordem de R$ 5 milhões, por meio do Programa Caminhos do Crato, o maior de construção e recuperação de estradas já realizado no Município. Ele esteve no legislativo para levar esclarecimentos sobre as ações de recuperação das estradas vicinais, afetadas nesta quadra invernosa, que já apresenta um volume de chuvas maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Dados da Funceme apontam que, apenas referente a março, o aumento foi em torno de 20%, se comparado ao mesmo mês de 2022. As precipitações têm afetado, principalmente, a zona rural. São quase mil quilômetros de estradas vicinais cortando dez distritos no Crato.

Manutenção viária

Segundo o Secretário de Infraestrutura, diversos serviços de manutenção viária já foram realizados de forma emergencial, a exemplo da colocação de manilhas em trechos das estradas dos Sítios Mata, Campo Alegre e Altos, além da recuperação de passagens molhadas no Sítio Jaburu, Baixio das Palmeiras e em outras localidades.

Para esses trabalhos, ele disse que são utilizados equipamentos pesados, como retroescavadeiras, pá carregadeiras, caçambas e motoniveladoras. Também há processo licitatório para locação de mais máquinas, se necessário.

"Atualmente, estamos fazendo intervenções no Sítio Faustino e vamos fazer piçarramento em Santa Fé e em vários outros distritos", afirmou Ítalo Samuel.

"Através do Programa Caminhos do Crato, temos contemplado com pavimentação asfáltica, em pedra tosca e em paralelepípedo muitos acessos a sítios, como o do Chico Gomes e Areias. Além disso, outra melhoria que temos feito nas áreas rurais é a construção de passagens molhadas. Já foram construídas mais de dez. Nosso objetivo é facilitar o ir e vir da população, garantir a devida mobilidade, independentemente de chuvas recorrentes", destacou.

O Secretário de Infraestrutura agradeceu e destacou a parceria entre os poderes legislativo e executivo, em busca de um Crato cada vez mais desenvolvido e com melhor qualidade de vida.

Post a Comment