16/05/2023

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza na próxima quinta-feira, dia 18, a Consulta Universitária que teve sua campanha iniciada há quase um mês com um trabalho realizado em todos os campi da Instituição. As Comissões Especial e Ética da Consulta têm efetivamente acompanhado o trabalho. Este ano, de forma inédita, o pleito teve apenas uma chapa inscrita, dos professores Carlos Kleber Nascimento de Oliveira, como candidato ao cargo de Reitor, e Maria do Socorro Vieira Lopes, de Vice-reitora.

A campanha está sendo realizada normalmente nas salas de aulas e em todos os campi, com os momentos de visitas, panfletagens e apresentações dialogadas, além da utilização dos meios de comunicação digitais e redes sociais, dentro do cumprimento das regras pré-estabelecidas através de resoluções e normativas do Conselho Superior (Consuni) da URCA.

As apresentações dialogadas estão sendo finalizadas, levando temáticas relacionadas aos três segmentos dos servidores técnico-administrativos, alunos e professores. Na última semana, foi realizado esse momento no campus de Campos Sales e Barbalha, e nesta segunda-feira,  em Missão Velha, finalizando a campanha no campus do Pimenta, com a apresentação dialogada a partir das 19h, no Salão de Atos da Instituição.

A finalidade das apresentações dialogadas têm sido repassar as propostas, ouvir a comunidade acadêmica, e responder questionamentos referentes as ideias da chapa além de receber propostas dos integrantes dos campi, mediante as necessidades da Universidade. Uma forma diferenciada das campanhas anteriores, onde havia o debate com as chapas inscritas.

As votações acontecem nos campi de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Campos Sales e Iguatu em pleito que se estenderá das 8h às 22h, com a utilização de urnas eletrônicas.

A URCA atualmente reúne quase 12 mil alunos nos seus campi, nas áreas de graduação e pós-graduação, além dos seus professores e servidores aptos a votarem no dia 18. Um pleito democrático com a possibilidade da comunidade acadêmica opinar a respeito de quem estará apto a assumir a administração da instituição nos próximos anos.

Atualmente está à frente da Instituição, o Reitor Francisco do O’ de Lima Júnior, que deixa o cargo no início de Julho, quando irão assumir os próximos Reitor e Vice.

Post a Comment