FOTO: Marciel Bezerra

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de "chuvas intensas" para diversos estados do Brasil, incluindo 57 municípios do estado do Ceará, até a manhã desta sexta-feira (22 de dezembro de 2023).

Segundo o aviso, entre os "riscos potenciais" estão a possibilidade de chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, além de ventos intensos de até 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Área em laranja é sinalizada com grau de severidade de "Perigo". Foto: Divulgação/Inmet

Além do Ceará, municípios de Alagoas, Bahia, Goiás, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Minas Gerais e Tocantins também estão dentro da marcação de chuvas com alerta de "perigo".

Com o objetivo de orientar a população, o Inmet ainda divulgou uma série de cuidados aos residentes das áreas atingidas pelas chuvas:

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

MUNICÍPIOS DO CEARÁ INCLUÍDOS EM AVISO DE CHUVAS INTENSAS PELO INMET:
Abaiara
Acopiara
Aiuaba
Altaneira
Antonina do Norte
Araripe
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Barbalha
Barro
Brejo Santo
Campos Sales
Caririaçu
Cariús
Catarina
Cedro
Crateús
Crato
Deputado Irapuan Pinheiro
Farias Brito
Granjeiro
Icó
Iguatu
Independência
Ipaumirim
Jaguaribe
Jardim
Jati
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Mauriti
Milagres
Missão Velha
Mombaça
Nova Olinda
Novo Oriente
Orós
Parambu
Pedra Branca
Penaforte
Pereiro
Piquet Carneiro
Porteiras
Potengi
Quiterianópolis
Quixelô
Saboeiro
Salitre
Santana do Cariri
Solonópole
Tarrafas
Tauá
Umari
Várzea Alegre

O QUE DIZ A FUNCEME?

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará deve seguir com condições favoráveis a chuvas em todas as macrorregiões até esta quinta (21). Na sexta, a tendência é de redução dos acumulados.

A Funceme informou que as atuais precipitações estão associadas à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é um sistema meteorológico comum nesta época de pré-estação.

Com as chuvas do começo de semana, as temperaturas máximas já encontram-se mais amenas e, para os próximos dias, as macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Jaguaribana deverão apresentar picos variando de 31 °C a 35 °C durante o período da tarde de hoje e dos próximos dias.

Enquanto as temperaturas mínimas tendem a variar entre 23 °C e 25 °C no interior do Ceará. Em Fortaleza, mínimas de 26 °C e máximas de 30 °C.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment